AlvoCom
    /uploads/operacao_limpa_trecho_foto_juliano_barbosa_3_2048x1363_d1e2c7bbda.jpg
    Blog
    Cotia

    Por AlvoCom

    13 jun 2025
    2 min
    79

    Limpa Trecho: Cotia altera o prazo para o recolhimento de veículos abandonados

    O Demutran recebeu quase 60 denúncias de veículos abandonados e já iniciou a fiscalização, notificação e recolhimento para o pátio municipal

    Por meio da Operação Limpa Trecho, a Prefeitura de Cotia realiza o recolhimento de veículos em estado de abandono em vias públicas municipais. Recentemente, o prefeito Welington Formiga sancionou a lei 2380/2025 que altera o parágrafo único do artigo 2º da Lei 1961/2016, encurtando de 20 para sete dias consecutivos o período em que um veículo deixado em via pública pode ser enquadrado em ‘estado de abandono’ e poderá ser recolhido nos termos da lei municipal [veja abaixo].

    A fiscalização e o recolhimento dos veículos deixados em vias públicas são de responsabilidade da Secretaria de Transportes e Mobilidade, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). A medida figura como importante ação de segurança e de saúde pública, já que veículos abandonados podem servir para práticas de ilícitos e como abrigo para roedores, lixo, criadouro de insetos que transmitem doenças, entre outros. Além disso, poluem a paisagem da cidade.

    A população pode ajudar no sucesso da Operação Limpa Trecho fazendo denúncias anônimas. Somente nas últimas semanas, o Demutran foi acionado quase 60 vezes sobre veículos abandonados e já iniciou a fiscalização e notificação para que o proprietário faça a sua remoção. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 11 4616-1651, e-mail operacaolimpatrecho@cotia.sp.gov.br. É preciso informar a localização exata e o maior número possível de características do veículo.

    De acordo com a legislação municipal, são recolhidos os veículos que permanecem por pelo menos sete dias consecutivos no mesmo local e apresentam pelo menos uma das seguintes características: estado de depreciação (ainda que coberto com capa); falta da placa de identificação obrigatória; impossibilidade de deslocamento com segurança por seus próprios meios; e, que ofereça risco à segurança e/ou saúde dos munícipes.

    Após ser notificado pelo Demutran, o proprietário do veículo tem sete dias para fazer a remoção, do contrário, ele será recolhido ao pátio municipal e, se não for reclamado pelo proprietário, a Prefeitura poderá proceder a alienação de carcaças no prazo de 30 dias.

    Notícias Relacionadas

    Imagem do artigo
    Blog
    05 set 2024
    1 min
    279

    Paraolimpíadas: Brasil fecha a terça-feira com 10 pódios

    Equipes agora vão para as semifinais de goalball e futebol de cegos; Brasil é o quarto colocado no quadro de medalhas com 14 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze.

    AlvoCom
    Senhor com calor passando passo no rosto. Foto: Freepik
    Blog
    05 set 2024
    1 min
    264

    Cotia terá semana de calor intenso e baixa umidade do ar; veja a previsão

    Calor deve chegar a 34ºC na cidade

    AlvoCom
    Estande H2OH
    Blog
    05 set 2024
    1 min
    258

    Passageiros ganham H2OH! e sessão de massagem em estação da Linha 4-Amarela

    Ação segue até esta quarta-feira (11)

    AlvoCom