AlvoCom
    /uploads/676313866ce50_butantangoverno_de_sp_87a504827e.jpg
    Blog

    Por AlvoCom

    26 dez 2024
    3 min
    60

    Instituto Butantan pede à Anvisa registro de vacina contra a dengue

    O imunizante é o 1º do mundo em dose única; em caso de aprovação, cerca de 100 milhões de doses poderão ser entregues ao Ministério da Saúde nos próximos três anos.

    O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, concluiu nesta segunda-feira (16) o pedido de registro à Anvisa de sua candidata à vacina contra a dengue, a Butantan-DV. Se aprovada, será a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue por ser um imunizante tetravalente.

    A vacina teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine, que mostram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática, além de uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme, além de eficácia e segurança prolongadas por até cinco anos.

    “É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Vamos aguardar e respeitar todos os procedimentos da Anvisa, um órgão de altíssima competência. Mas estamos confiantes nos resultados que virão”, afirma Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

    A Anvisa é o órgão responsável por autorizar o registro de remédios e vacinas no país que podem futuramente ser comercializados e oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Em caso de aprovação, o Butantan poderá disponibilizar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos, sendo um milhão a serem entregues já em 2025. As outras cerca de 100 milhões de doses poderão ser entregues nos anos de 2026 e 2027.

    A fábrica da vacina da dengue, localizada no Centro Bioindustrial do Butantan, já foi inspecionada e considerada adequada pela Anvisa, que emitiu um certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF).

    Prevenção

    O Aedes aegypti é o principal transmissor do vírus da dengue no Brasil. Conhecido por se desenvolver em ambientes de água parada, é durante o verão que a população do mosquito cresce, principalmente devido ao maior volume de chuvas e das altas temperaturas típicas da estação. Por isso, evitar o acúmulo de água ainda é a melhor maneira de interromper a cadeia de transmissão. É fundamental que a população siga engajada no trabalho de prevenção neste Verão.

    Os cuidados essenciais são:

    • Manter caixas d’água totalmente limpas e vedadas;
    • Fechar bem sacos de lixo e lixeiras;
    • Dispensar o uso ou preencher com areia os “pratinhos” de plantas;
    • Manter as calhas limpas e livres para o total escoamento da chuva;
    • Esfregar o fundo e as laterais dos potes de água oferecidos a animais;
    • Manter em dia a manutenção de piscinas.

    A fim de reforçar os cuidados, vale instalar telas nas janelas e portas, e mosquiteiros em cima de camas e berços. Também é recomendado aplicar repelente na parte da pele exposta e por cima da própria roupa.

    FONTE: SITE DA GRANJA Veja Mais

    Notícias Relacionadas

    Imagem do artigo
    Blog
    05 set 2024
    1 min
    282

    Paraolimpíadas: Brasil fecha a terça-feira com 10 pódios

    Equipes agora vão para as semifinais de goalball e futebol de cegos; Brasil é o quarto colocado no quadro de medalhas com 14 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze.

    AlvoCom
    Senhor com calor passando passo no rosto. Foto: Freepik
    Blog
    05 set 2024
    1 min
    267

    Cotia terá semana de calor intenso e baixa umidade do ar; veja a previsão

    Calor deve chegar a 34ºC na cidade

    AlvoCom
    Estande H2OH
    Blog
    05 set 2024
    1 min
    262

    Passageiros ganham H2OH! e sessão de massagem em estação da Linha 4-Amarela

    Ação segue até esta quarta-feira (11)

    AlvoCom