Por AlvoCom
Mostra AEE 2024 protagonizou a diversidade e quebrou barreiras através da arte
Apresentação de teatro em LIBRAS, palestras e stands interativos marcaram a quinta edição da Mostra Cultural.
No dia 6 de dezembro (sexta-feira), o vão livre do Centro Administrativo de Cotia (CAC) recebeu a 'Mostra Cultural AEE 2024'. Vinculada à proposta da 'Virada Inclusiva', em concomitância com a ação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), a quinta edição expôs os projetos confeccionados por alunos com deficiência de 12 escolas municipais [veja relação abaixo] que integram as salas de recursos multifuncionais, onde acontecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento é uma realização da Secretaria de Educação de Cotia por meio do Departamento de Educação Especial.

Priscilla Pereira, que leciona na E.M Jd. Panorama, fortaleceu o vínculo com a arte dos povos originários trabalhando o projeto 'Cultura Indígena: A arte através do grafismo' no núcleo de atendimento especializado. "O objetivo era eles [os alunos] conhecerem mais sobre o grafismo [indígena]. Então, conseguimos reproduzir o grafismo em instrumentos musicais, como no pau de chuva e no marcará, e na arte em cerâmica, que, pelo toque com a argila, ajudou a acalma-los", comentou Priscilla.
Outros temas também foram instalados na Mostra: Jogos e Brincadeiras; Identidade e Memórias Afetivas; Descobertas, Experiências e Atividades Sensoriais; Jardim Sensorial; Musicalização; Canções Infantis; Arte em Tela: Colorindo a Vida; LEGO Braille Bricks Cotia; entre diversos outros. "Temos o intuito de trabalhar todos os aspectos cognitivos que envolvem o desenvolvimento da criança", pontua Mônica Amorim, professora da E.M Andressa Soares Gomes, responsável pelo projeto 'Jogos e Brincadeiras'.
O João Henrique (@artes_dojo), aluno da E.M Samuel da Silva Filho, encantou desenhando o público presente. "Cada um tem um jeito diferente, e o jeito dele [do João Henrique] de se expressar quando ele está triste, quando ele está contente é pelo desenho. O desenho é tudo para ele, e nós [os familiares] sentimos que ele evoluiu muito pela arte e pelos atendimentos no AEE, na comunicação em casa e com outras crianças", disse Flávia Souza, mãe do artista João.
A Mostra AEE se expandiu para ouvir mães do movimento da pessoa com deficiência e pessoas com deficiência que ocupam o ambiente escolar e o mercado de trabalho em expressivas palestras sobre empoderamento, protagonismo e garantia de direitos. Professores do Núcleo AEE também palestraram para narrar suas experiências inclusivas, destacando os desafios e as atividades afirmativas que foram concluídas durante o ano letivo.
Para encerrar, os alunos do 4º ano B da E.M Ildefonço Emiliano de Brito apresentaram a peça de teatro "Os três porquinhos" em língua de sinais, desenvolvida durante o projeto 'LIBRAS na Escola', marcando a positividade dos recursos de acessibilidade e o compromisso com a inclusão da rede municipal de educação de Cotia.
Unidades Escolares Participantes
- EE CEUC Diego Cristian Bazílio de Camargo
- EM Assis José de Oliveira
- EM Andressa Soares Gomes
- EM Francisco Camilo
- EM Francisca Manoel de Oliveira
- EM Gaspar de Godoi Moreira
- EM Francisco Ferreira
- EM Jornalista Maria do Carmo de Almeida
- EM Jardim Panorama
- EM Professor Dr. Osny Fleury da Silveira
- EM Samuel da Silva Filho
- EM Vicente Maciel

FONTE: Comunicação Social - Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cotia



